Empresas 4.0 | Transição Digital

Paralelamente à propagação da pandemia COVID-19 e, através dos efeitos colaterais económicos a nível mundial, o mundo passou a aceitar a era digital como o “novo normal”, tendo existido continuamente um crescimento exponencial nos últimos meses.

Em Portugal, num estudo da ACEPI com a IDC, mostra que o número de portugueses que compram online está a crescer, com 3,5 milhões a usarem a internet para fazer compras, num crescimento de 11% face a 2016. Os dados do estudo realizado com a IDC, as compras eletrónicas em B2B ultrapassaram os 70 mil milhões de euros online, num crescimento de 11% face a 2016, devendo atingir os 131 mil milhões em 2025.

.

Impulsionadas pela pandemia da Covid-19, as empresas um pouco por todo o mundo, tem vindo a aderir à digitalização em termos de comercialização, prestação de serviços e, essencialmente, organização e procedimentos internos.

.

Independentemente do setor de atividade, a imposição do método teletrabalho ocorrida em março e abril, aquando decretado Estado de Emergência, tem vindo a ser adotada pelas empresas, uma vez que permite o mesmo nível de produtividade baixando os custos às empresas. A pandemia acabou por acelerar a transformação digital e essa possibilidade tornou possível não apenas a continuidade dos serviços online, mas, também, a conciliação com as obrigações familiares.

De igual forma, também a transformação digital das empresas industriais em muitas das suas dimensões, tem vindo a apresentar um crescimento exponencial, com a aposta na digitalização de procedimentos administrativos e na automatização da produção industrial.

.

Este é o momento crucial para as empresas apostarem no investimento de soluções tecnológicas, que otimizem não só a experiência dos seus clientes, como também impulsionem a produtividade e desempenho dos negócios.

.

Trata-se de um investimento que exige uma alteração de mentalidade, de forma a abraçar uma nova cultura e talento digital.

O futuro empresarial passa pela inovação tecnológica, sendo este também o foco e prioridade dos Fundos da União Europeia para o novo Quadro Comunitário 2021-2027, com o objetivo de tornar uma Europa mais inteligente, graças à inovação, à digitalização e à transformação económica. O Ministro do Planeamento, Nelson Souza, revelou que o próximo quadro comunitário apresentará 5 mil milhões de euros destinados à competitividade empresarial, com foco na transição digital.

.

De que forma a HS CONSULTORES poderá ajudar com a digitalização do seu negócio?

.


A HS Consultores aliada aos seus parceiros de negócio em áreas Desenvolvimento de Software e Indústria4.0, dispõe de solução MES (Manufacturing Execution System) de Gestão Avançada de Produção, prestando serviços de Desenvolvimento Customizado de Software e Consultoria Industrial nas áreas de Lean Management e Lean Production.

Asseguramos aos nossos clientes serviços de engenharia, desenho, execução e controlo das melhores soluções empresariais e tecnológicas que suportam a transformação digital das empresas e dos negócios.

.
.
.
.

Existe algum apoio financeiro para o investimento da digitalização do meu negócio?

.

Os custos associados ao desenvolvimento e implementação do software são enquadráveis nas seguintes medidas de apoio financeiro e/ou fiscal:

.

– Candidaturas no âmbito do Quadro Comunitário Portugal 2020, com taxas de incentivo a fundo perdido entre 25% a 80% das despesas de investimento

– Candidaturas no âmbito do novo Quadro Comunitário — o Quadro Financeiro Plurianual 21-27, que sucede ao Portugal 2020

– Benefício Fiscal de cariz temporário, o Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento II (CFEI II), que corresponderá a uma dedução à coleta de IRC no montante de 20% das despesas de investimento em ativos afetos à exploração, que sejam efetuadas entre 1 de junho de 2020 e 30 de junho de 2021

.
.

Não obstante às dificuldades económicas atuais e previsionais, encontramo-nos em fase crucial de definir estratégias e objetivos a longo prazo, onde será imprescindível a aposta na digitalização quer do seu negócio, quer dos procedimentos internos da sua empresa. A Era Digital já está implementada, só depende de si a entrada nesta viagem.

.
.