Abertura de Candidaturas SI Internacionalização PME

Foi publicado a 25 de janeiro o Aviso 01/SI/2020 sob a tipologia SI Internacionalização PME, uma das tipologias com maior procura no âmbito do Portugal2020, com uma extraordinária dotação orçamental de 55,5M€.

Este tipo de Apoio visa potenciar a capacidade exportadora do tecido empresarial nacional através do apoio a novas empresas exportadoras, ou incrementando o volume das vendas internacionais das empresas que já exportam. A grande vantagem deste tipo de candidatura é que efetivamente muito dos custos que uma empresa realiza no seu dia-a-dia para se promover no mercado global poderão vir a ser apoiados através de Incentivo a Fundo Perdido.

Trata-se de uma das tipologias com maior adesão por parte das empresas promotoras pela abrangência das despesas elegíveis que caracterizam estes projetos como pelo espectro de ações e diferentes aproximações ao mercado passíveis de serem cofinanciadas através do SI Internacionalização PME.

A grande novidade relativa ao Aviso 01/SI/2020 trata-se da sua divisão em três fases distintas para três prioridades de investimento. Nomeadamente:

Fase I – Prioridade E-commerce e Transformação Digital (a decorrer entre 2020/01/24 a 2020/03/30)

Para empresas que pretendem alavancar o seu processo de internacionalização por via digital, ou seja através da criação da criação de uma estratégia de marketing digital devidamente alinhada com a estratégia da empresa e que inclua a criação de uma plataforma e-commerce otimizadas e o desenvolvimento e promoção da sua marca através de inovadoras campanhas de marketing internacional.

Fase II – Prioridade Brexit: Diversificação de Mercados (a decorrer entre 2020/01/24 a 2020/04/27)

Para empresas com elevado volume de negócios para o Reino Unido (mais de 15% das suas exportações). Com a saída do Reino Unido da União Europeia, o Aviso de Concurso 01/SI/2019, visa apoiar as empresas com elevada dependência neste mercado a diversificar o seu mercado de atuação passando a estar presente num maior número de mercados internacionais e, simultaneamente, a reposicionar a sua posição neste mercado. São elegíveis neste aviso de concurso despesas a nível de marketing inbound e outbound, bem como inovação a nível organizacional.

Fase III – Prioridade Acelerador de Exportações (a decorrer entre 2020/01/24 a 2020/05/25)

Para empresas exportadoras que pretendem aumentar a sua percentagem de exportações e/ou aumentar o número de mercados internacionais, eliminando dependências. Inclui todas as despesas elegíveis previstas em sede de SI Internacionalização PME (participação em certames internacionais, viagens de prospeção, consultoria internacional, presença a nível digital, entre outras). Trata-se da fase do Aviso 01/SI/2019 mais semelhante aos avisos anteriores de concurso relativos à tipologia SI Internacionalização PME.

A sua empresa enquadra-se nas tipologias acima descritas, mas já realizou uma candidatura anterior no âmbito da tipologia SI Internacionalização?

Caso o período de execução já tenha terminado e sido submetido o pedido a título de reembolso final (PTRF) poderá candidatar-se novamente de modo a continuar a sua expansão internacional.

Tem dúvidas relativamente à pertinência de uma candidatura neste âmbito?

Contacte-nos e teremos todo o gosto em enquadrar o seu projeto nesta ou outras tipologias do Portugal2020.

Ficou com dúvidas?

Contacte-nos para mais informações Contactar